quinta-feira, dezembro 28, 2006

Bolo de Natal


Tinha feito um post enorme sobre essa receita e o Blogger me apronta e perde tudo. Nessas horas fazer o quê? Lá vou eu escrever tudo de novo, afinal estamos numa época de paz e amor e o Blogger é muito bonzinho em deixar hospedar de graça minhas pobres palavras ;) Bem, esse bolo é mais uma das coisas que fiz para presentear no Natal. Fez muito sucesso, minha cunhada já implorou pela receita e até recebi elogios de D.Aurora, para mim, a melhor cozinheira do mundo. Ele fica úmido e não esfarela na hora de cortar e para quem gosta de frutas e nuts é um prato cheio. Fiz uma variante no recheio com as coisas que tinha em casa, usei castanha do pará, amêndoas, figo seco e o que a receita pede. Sinta-se à vontade para colocar coisas de seu gosto. Fiz duas levas, a primeira rendeu cinco forminhas e a segunda, em que coloquei mais recheio, seis. No total são de 3 a 4 xícaras de recheio à gosto. Você escolhe. Uma dica é comprar frutas cristalizadas inteiras, mamão, abóbora, cidra... e picar, dá uma diferença danada no resultado, ao invés de usar aqueles pacotinhos de mercado.

Ingredientes

4 ovos (claras e gemas separadas)
2 xíc. chá de açúcar
150g de manteiga
raspas da casca de um limão
1 maçã ralada
2 colh. chá de essência de baunilha
1 1/2 xíc. chá de leite
4 xíc. chá de farinha de trigo
1 col. sopa de fermento em pó
1/2 xíc. chá de uvas passas escuras
1/2 xíc. chá de frutas cristalizadas
1/2 xíc. chá de nozes picadas
1/2 xíc. chá de cerejas picadas
1/2 xíc. chá de damasco seco picado
1/2 xíc. chá de figo seco ou em calda picado
1 maçã sem casca cortada em cubinhos
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo

Na batedeira bata as gemas com o açúcar, acrescente a manteiga e as raspas de limão até obter uma mistura bem cremosa. Sem parar de bater acrescente a maçã ralada, a essência de baunilha e o leite, coloque a farinha de trigo e retire da batedeira. Coloque o fermento em pó e junte as claras batidas em neve. Acrescente os ingredientes restantes, misturando delicadamente após cada adição. Coloque em formas tipo bolo inglês (10x20cm) e leve-as ao forno pré-aquecido. Espere esfriar e polvilhe o açúcar de confeiteiro peneirado.

15 Comments:

  • At 7:09 PM, Blogger Valentina said…

    RE, tenho várias coisas pra dizer.uma é que amei o pano de fundo do teu blog. assim gosto,parece o teu cardeninho de receita. de muito bom gosto.este é um novo template? O teu bolo..menina, que receita grande..4 xic de açúcar.bem generoso. Estão lindos todos embaladinhos. Também usei as frutas secas inteiras pois as haviamos comprado para o natal.Deve ter ficado realmente delicioso pois pela foto parece ter uma ótima textura.bjs

     
  • At 9:12 PM, Blogger Regina said…

    Valentina, realmente vai muita coisa no bolo e são 2xíc de açúcar e 4 de farinha, por isso rendem bem. Qto ao template eu penei para conseguir do jeito que eu queria, nossa como é complicado esse negócio para uma leiga como eu, mas tô ajeitando a casa, pode entrar à vontade rssrsrs

     
  • At 8:55 AM, Blogger Akemi said…

    Regina, abalou com este novo template, lindoooo! Amiga, divida conosco onde vc o conseguiu, please! Estou a procura de um novo faz tempo mas nao acho do gosto! Desculpe a falta de acentos, mexi no teclado e agora nao acho o comando para voltar ao normal, isto sim eh anarfa de computador! kkkk
    E este bolo, ja fiquei a salivar ao ver a foto e realmente parace super fofo! Mais um para minha lista que continuara enorme em 2007!
    Adorei o texto, a frase escolhida... deve ser uma grande e maravilhosa aventura ter um filho! Continue a nos brindar com as licoes que a Sofia te ensina, amiga!
    Beijos e um 2007 maravilhoso pra vcs!

     
  • At 9:04 AM, Blogger Eli said…

    Bolo de frutas é tão bom né?! E que coisa mas bonita embrulhadinho dessa maneira. Parabéns pelo novo template estou como a Clarice querendo saber onde você conseguiu. risos Feliz ano novo pra você querida!

     
  • At 3:28 PM, Blogger Karen said…

    Bolos de frutas são sempre bem-vindos!

     
  • At 4:07 PM, Anonymous Anônimo said…

    Regina, quanto capricho!
    Amei as embalagens, a receita, tudinho - já coloquei aqui, anotadinho, para o ano que vem - posso?

     
  • At 5:49 PM, Blogger Regina said…

    Akemi, obrigada por todo carinho em seus comentários!
    Eliana e Karen, eu adoro frutas cristalizadas!
    Pati, sinta-se à vontade em fazer a receita, em suas mãos ficará maravilhoso.
    Meninas, farei um post sobre template para explicar melhor o pouquíssimo que aprendi na minha pesquisa, é chato e meio complicadim para meu único neurônio... rsrsrs bjs a todas

     
  • At 11:16 PM, Anonymous Anônimo said…

    Quero apenas salientar que se não fosse eu esse blog ainda estaria muito feio. Como meus créditos não foram devidamente concedidos eu os concedo a mim mesmo. Assim:

    - Obrigado maridão. Voce é o máximo.
    - Eu sei maridão, mas, estamos ae.

    ass.
    Maridão, óbvio.

     
  • At 11:17 PM, Anonymous Anônimo said…

    Ahhhh ! sim, claro. Quanto ao bolo, espero que não façam. Estava tão ruim que estou tentando convencer a Re a vende-lo e sabem né... Sou egoísta e quero o mercado de bolo de frutas inteiro pra mim.... te cuida Bauducco que eu to chegando !!!! ;-)

    Ass:
    Crazy and big husband

     
  • At 9:04 AM, Blogger Regina said…

    Louco...

     
  • At 7:35 PM, Anonymous Anônimo said…

    olá!! apesar de vc ter postado ha um tempo atras gostaria de saber onde vc comprou a forma de bolo ingles... ta dificil achar... gosto muito do seu blog... sempre venho xeretar mas nunca deixei nenhum recadinho... feliz 2007 pra vc!!!!

     
  • At 8:39 AM, Blogger Regina said…

    Olá Márcia, seja bem vinda! Olha, se vc é de São Paulo, eu comprei aqui na região da 25 de março, numa loja de embalagens (há várias) na Rua da Cantareira, um pouco antes do Mercado Municipal, perto da bifurcação com a R. Barão de Duprat. Espero ter te ajudado. bjs

     
  • At 4:42 AM, Anonymous Anônimo said…

    Regina, estou tentando deixar um comentário aqui, mas, sem sucesso, espero que hoje eu consiga, para agradecer-te, pela deliciosa receita desse Bolo de Natal, fiz para experimentá-lo e foi um sucesso em casa, junto das minhas "formigas" queridas. Não me contentei em ficar em silêncio em relação a essa receita, e mesmo sem a sua autorização, pelo qual peço desculpas, eu a postei na Comunidade Culinária do Orkut do meu amigo Mauro Rebelo e saiba que muitos o farão também:
    http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=72472&tid=2568186187259174738

    Obrigada por dividir suas receitas, já fiz o superpão de queijo, um sucesso também, e tenho outras receitas copiadas para fazê-las brevemente.

    Beijos carinhosos, fica com Deus.
    .

     
  • At 11:04 AM, Blogger Nani said…

    Oi fiquei sabendo do seu blog através da minha querida amiga Lourdes, mas chegando aqui vi mais pessoas amigas como a Valentina, a Akemi e minha querida Lica. Seu blog é muito bom e adorei essa receitinha do bolo, você saberia me dizer quanto tempo ele dura se eu não colocar a maçã?
    Beijos

     
  • At 4:44 PM, Anonymous Anônimo said…

    Desculpe a ignorância.. mas deixe-me perguntar: a maçã que vai na massa, seria ralada ou em cubinhos mesmo? Se puder responder aqui mesmo, ou no meu email: ykraoki@yahoo.com, ficarei grata!

    Aliás, lindo seu blog e suas receitas.. adoro xeretar toda essa blogosfera! E este bolo parece mesmo muito bom, acho que farei! :D

     

Postar um comentário

<< Home